Psicólogo Alessandro Capoia explica Janeiro Branco

A partir de 2014 no Brasil profissionais de saúde adotaram no começo de cada ano uma campanha para conscientizar da importância de cuidar da saúde mental.

Assim surgiu o Janeiro Branco que busca chamar a atenção para o tema na vida das pessoas. O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.

A saúde mental é de extrema importância e não dar atenção pode ter consequências e desencadear problemas emocionais graves. Quando falamos em saúde mental não estamos apenas falando de tratamento, mas de cuidados no estilo de vida que previnem o stress e o desenvolvimento ou agravamento de patologias psicológicas/psiquiátricas.

É preciso lembrar que a depressão e síndromes ligadas a ansiedade mais do que nunca andam atingindo grande parte da população mundial.Muitos fatores podem ser apontados como causadores e potencializadores dessas patologias, desde as mudanças sociais que ocorreram na cultura e as pressões do mercado de trabalho ate impactos das novas tecnologias no cotidiano se apresentam como algumas das causas que levam ao adoecer.

Quando se percebe que algo esta errado neste campo agir rápido e buscar auxilio profissional pode evitar complicações. De outras maneiras a prevenção deve ser praticada de forma continua, bons exemplos são leitura, caminhadas, hobbys e momentos de lazer em geral que podem ser aliados para se manter uma saúde mental.

Alessandro Capoia é psicólogo clínico e social, atende na Comunidade Social Cristã Beneficente (Doutor Osvaldo)

Categorias: Destaques,Mandaguari

error: Content is protected !!