Cerimônia de doação pelo Governo Japonês

Será realizada a cerimônia de entrega da Reforma da instalação sanitária coletiva da instituição de longa permanencia para idosos Wajunkai  `a “ Associação Paranaense de Amparo `as Pessoas Idosas Wajunkai ” (PR), através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários:

  1. Projeto de Reforma da instalação sanitária coletiva da instituição de longa permanencia para idosos Wajunkai.

 

  1. Valor doado: US$ 52.461 (R$ 194.106 875.632)

Data da cerimônia: 28 de setembro de 2019 ( sabado), na Instituição. Horario : 9;00-12:30hs

  1. Resumo:

`A Associação  Wajunkai  fundada no município de  Maringá no ano de 1975. Entidade assistencial de natureza asilar de longa permanência com a finalidade de abrigar gratuitamente idosos da Comunidade Nikkei do Paraná em situação de risco social e econômico. Atualmente são atendidos 38 idosos acolhidos acima dos 60 anos de idade, de ambos os sexos na modalidade longa permanência, serviços ininterruptos 24/dia, contando com profissionais habilitados e treinados para auxiliar nas atividades de vida diária, como também cuidados com a saúde, higiene, salubridade,  fisioterapia, psicologia e serviço social.

Para atender as normas da Secretaria de Saúde e Vigilancia Sanitária (ANVISA), onde não se permite o uso do banho coletivo ( ofurô), devido a possibilidade de transmissão de doenças, e principalmente pela mudança de hábito dos internos para o uso individual dos sanitários. A percepção do Cônsul Geral, da necessidade de reforma geral das instalações sanitárias masculinas e femininas,  troca dos pisos e azulejos, da troca do sistema de aquecimento solar, mais acessibilidade com adaptação correta para os portadores de deficiência física,  motivou a contemplação  deste projeto pelo Governo Japonês, que viabilizará recursos para reforma das instalações.

 

A doação é viabilizada através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários do Governo Japonês (Programa APC – KUSANONE), cujos recursos provêm da contribuição tributária do povo japonês, e que visam promover auxílio no campo sócio econômico à países em desenvolvimento, por meio de ações nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde e saneamento, meio ambiente e bem-estar social.

 

Mais informações: Consultora Sra. Massue Habasaki, Instituto Cultural e Científico Brasil Japão, em parceria com Consulado Geral do Japão em Curitiba: (41)3362-3663 e-mail: instituo.apc2015@gmail.com

 

Categorias: Região