Conheça a história de Valente Guerino, campeão do Norte em 1960

A equipe de reportagem do Correio de Notícias, recebeu nas últimas horas, uma foto histórica, da família do lendário jogador do Mandaguari Esporte Clube, Valente Guerino, 91 anos, época em que atuava pelos gramados dos estádios paranaenses.

A sua família conta que nasceu em Sales de Oliveira, interior de São Paulo, Valente se tornou jogador de futebol, com passagens por diversos clubes, entre eles o Santos Futebol Clube. Quando jogava no MAC (Marília Atlético Clube), o seu time veio fazer uns jogos amistosos no interior do Paraná.

Foi então, em 1955, que o ex-prefeito de Mandaguari, à época presidente do MEC, Manoel Donha Sanches, fez uma proposta para que o jogador viesse atuar pela equipe mandaguariense, e trabalhar no setor financeiro da Prefeitura Municipal.

Aceito o convite, Valente que atuava como zagueiro e volante, cuidou muito bem da defesa do time, fazendo história, sendo campeão do Norte do Paraná, quando venceu o Comercial de Cornélio Procópio em 1960, e vice-campeão do Campeonato Paranaense, sendo vencido pela forte equipe Coritiba, em 1961.

Ao se aposentar dos gramados, Valente constituiu família, e permaneceu morando em Mandaguari. Ele é tio de Sérgio Vieira da Silva (o Serginho da antiga Aliança Transporte), do ex-presidente da Câmara Municipal Alécio Bento da Silva – o Alécio do Cartório, além do José Maria Silva, da Junta Militar.

Hoje, com 91 anos, Valente mora no Centro de Mandaguari, nas proximidades do antigo Estádio João Paulino Vieira Filho.

Foto e informações: Família e Página Mandaguari Histórica do Instagram

Categorias: Destaques,Mandaguari

Tags: ,,,,,,,,,