Esporte de Mandaguari é alvo de várias críticas

Nos últimos dias, esportistas de Mandaguari procuraram a redação do Correio de Notícias para reclamar do Esporte no município. Falta de torneios, campeonatos e a precariedade das praças esportivas são as principais reclamações.

Xanduzão

Leonardo Souza contou que joga futsal toda a semana no Ginásio de Esportes “Xanduzão”, porém o local está precisando de uma reforma urgente. “A cada semana está mais difícil jogar lá. O teto está cheio de goteiras, está faltando pedaço do piso, e quando a pessoa cai, ela se rala toda. O que queremos é respeito por parte do poder público, o Xanduzão precisa de reformas urgentes”, comentou o atleta.

Um funcionário da Prefeitura Municipal, em uma conversa em off com a reportagem, disse que o Xanduzão está arriscado a desabar. “As estruturas do teto está cada vez mais se deteriorando, está tudo enferrujado, se a Defesa Civil fazer uma vistoria por lá, é perigoso interditar o local, pois no meu ponto de vista, é um milagre o teto não ter desabado ainda”.

Associação da Prefeitura

Outra praça esportiva que é alvo de críticas é a Associação dos Funcionários da Prefeitura de Mandaguari, e a equipe do Correio de Notícias foi até o local e pode constatar o abandono no local, com mato crescendo, parque totalmente enferrujado, sem condições de uso. “O campo está razoável para jogar, por que terceiros locam o espaço para realizar seus jogos, pois se dependesse da diretoria estava abandonado também”, disse o funcionário público.

Em uma conversa com o presidente da entidade, Antônio José de Souza, o Tota, ele relatou que já está ocorrendo uma reforma na associação. “Até 2015 tínhamos uma ajuda da prefeitura, que sempre nos auxiliava no cuidado do local, mas em 2016, eles alegaram que não poderiam mais ajudar, isso dificulta muito o nosso trabalho, mas aos poucos vamos ajeitar. Nesse primeiro momento nós estamos reformando a lanchonete e daqui uns meses vamos reformar o restante”, esclareceu.

“Vale ressaltar que a Associação dispolibiliza o espaço para o Betinho, que utiliza o campo para dar aulas para as crianças, tirando elas das ruas”, comentou Tota.

Falta de campeonatos

Francisco Lúcio reclama da falta de campeonatos. “Hoje, quem pratica futebol em Mandaguari depende apenas do Clube dos 200, que tem que pagar mensalidade; a Romagnole e a Cocari, que precisa ser funcionário para poder jogar os campeonatos. Esse ano de 2017, teve apenas o torneio do trabalhador, isso é uma vergonha”, disse.

“Eu não coloco a culpa somente no diretor de Esportes, eu vejo que falta vontade do prefeito, falta incentivo do poder público. Pra você ver, não se tem mais o campeonato de areia, suíço, futsal. São coisas básicas para o município e nem isso eles fazem”, disse Lúcio.

Departamento de Esportes

Para o diretor de Esportes do município, Rodrigo Simões, existem várias práticas esportivas na cidade. “Toda semana temos algum evento, além das escolinhas, que preparamos os atletas para o futuro”.

“Até o meio do ano, o nosso departamento estava sem orçamento para realizar campeonatos, haja visto que, não é nada barato promover esses eventos, mas já está na Câmara Municipal, apenas aguardando os vereadores votarem, o orçamento e já estamos nos organizando para voltar os torneios”, disse o diretor.

De acordo com Simões, até o fim do ano, Mandaguari terá: Campeonato de Futebol de Base; Pedalada Ecológica; Campeonato de Vôlei Municipal e Regional; Futsal Adulto; Suíço; Gincana da Terceira Idade, além da aquisição de materiais esportivos

Com relação aos campeonatos de areia (Futebol, Vôlei e Futvôlei), o diretor foi enfático ao dizer sobre o tema. “Não existe mais possibilidade de se fazer esse evento na Praça Independência, o custo é muito alto e nós precisamos ter o bom senso nesse momento em que o país enfrenta. Existe duas emendas parlamentares, e assim que for liberada, nós iniciaremos a construção do complexo esportivo nas proximidades da Estação Ferroviária”.

O município de Mandaguari está pleiteando, para o ano de 2018, trazer os jogos escolares. “Com isso a prefeitura vai reformar todas as praças esportivas, principalmente o Xanduzão. O projeto está na engenharia e o ginásio de esportes será reformado. Já as outras praças esportivas basta apenas pinturas”, finalizou.

Categorias: Destaques,Mandaguari

Tags: ,,,,,,