Jovem espera por cirurgia há quatro anos

Carolina, 21 anos, procurou a reportagem do Correio de Notícias, para relatar o descaso que vem sofrendo desde 2014 na Secretaria de Saúde de Mandaguari. Há quatro anos, a jovem teve alguns problemas no sistema respiratório, e procurou um médico, porém, foi encaminhada para um especialista: otorrinolaringologista.

Na ocasião, Carolina passou por uma bateria de exames e foi constatado desvio séptico e mais sete problemas na região nasal, sendo necessária uma intervenção cirúrgica via vídeo, já que a paciente sofre com sinusite.

No dia 13 de outubro de 2014, após receber os exames, Carolina foi até a Secretaria de Saúde, para marcar a cirurgia, sendo que à época a atual vereadora Márcia Serafini (PT) respondia pela pasta. “Conseguiram marcar para o mês de agosto de 2015, mas, infelizmente, quando estava se aproximando o dia desmarcaram, pedindo para eu ter um pouco de paciência pois logo sairia a cirurgia”, comentou a jovem.

Depois desse episódio, Carolina começou a cobrar os responsáveis, porém só recebia o “não é possível no momento” como resposta. No final de 2017, a sua cirurgia foi marcada e novos exames foram feitos, e mais uma vez foi desmarcada.

Procurada mais uma vez pela família da jovem, no início do ano de 2018, a Secretaria de Saúde tratou o caso dela como sendo de urgência, e que ela seria a primeira da fila. “Tenho conhecimento que outras pessoas fizeram a mesma cirurgia nesse ano”, disse.

“Em março, o meu pai mandou uma pergunta para o programa Fala Prefeito na rádio, e relatou o meu caso. Na ocasião o Batistão disse no ar que iria pegar o meu número e entraria em contato comigo, que passaria o meu caso para o Josias Gonçalves. Só que nunca mais conversou e não resolveu nada”, explicou Carolina.

A saga da jovem continuou na Saúde, até que marcaram para acontecer nos últimos dias, uma cirurgia no Hospital Cristo Rei, em Mandaguari. “O doutor Guilherme foi o que me atendeu, e ao verificar o meu caso, como se trata de algo grave, necessita de um centro cirúrgico com equipamentos de CTI, o que não tem em Mandaguari. Desmarcaram de novo a minha cirurgia”.

“Fui até o Ministério Público, pedi para que fosse aberto um inquérito. Não quero briga. Não sou política, nas duas eleições eu votei no Batistão, eu só quero que o meu caso seja resolvido. Estou esperando isso há quatro anos. Acho isso uma injustiça. Eu pago os meus impostos corretamente. Só quero fazer a cirurgia”, comentou a jovem.

Durante a última semana, Carolina procurou o secretário de Saúde, Josias Gonçalves. A conversa foi gravada, e quando soube que o caso foi parar no Ministério Público, zombou da jovem. “Então vamos deixar para que a Justiça resolva o seu caso”, teria dito o secretário. “Ele queria que eu fizesse mais uma avaliação. Já fiz várias. É humilhante tudo isso”.

Cansada de esperar do setor público, a paciente procurou o empresário Marcos Jovino, para buscar uma solução para o seu caso. “Conversei com o Marquinhos. No mesmo instante, ele entrou em contato com o assessor do deputado Tiago Amaral, que foi até o escritório, e na minha frente fez apenas uma ligação e resolveu o meu caso. No final desse mês, eu vou fazer uma avaliação no Hospital João de Freitas, e fazer a cirurgia. Só não entendo como é que eles conseguiram de forma tão rápida, e com a prefeitura tive que ficar esperando esse tempo todo. Triste”, finalizou.

Categorias: Destaques,Mandaguari

Tags: ,,,,,