Levantamento aponta Batistão como o pior prefeito do Brasil

Um levantamento do Correio de Notícias, realizado nos primeiros dias de dezembro de 2018, mostra que o prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista (PDT), atingiu a marca histórica de 94,2% de reprovação de sua administração. Com isso, Batistão tem o pior índice de aprovação do Brasil, ultrapassando até mesmo Clecio Luis (REDE), prefeito de Macapá (AP), que tem apenas 19% de aprovação de seu trabalho no executivo – de acordo com levantamento do noticioso G1, que faz parte do Grupo Globo.

O desempenho de Batistão na pesquisa mostra que: a população está descontente com a forma que o prefeito administra a cidade, não conseguindo atender as demandas necessárias dos cidadãos, além de não cumprir as promessas feitas no palanque, e de abrigar no município cargos em comissão de outras regiões do Estado do Paraná e do PT – partido do qual foi eleito prefeito em 2012, e que de acordo com o Tribunal Eleitoral, sua esposa, a secretária de Governo, Vâine Michelan Batista, ainda faz parte -, e na opinião da população, existem moradores da cidade mais capacitadas para desempenhar os trabalhos na Prefeitura.

Para a realização desta pesquisa, o Correio de Notícias se pautou e utilizou-se dos mesmos critérios empregados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a realização de qualquer levantamento. O município foi divididos em setores, Na seleção das unidades primárias e secundárias (setores censitários e domicílios), foi adotada a divisão territorial vigente em 2010, sendo que os dados foram obtidos pelo Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos – CNEFE.

Aprovação

Na pergunta: “Você aprova a atual administração de Romualdo Batista à frente da Prefeitura de Mandaguari?” 94,2% dos mandaguarienses disseram não aprovar. Apenas 5,8% aprovam.

A rejeição de Batistão aumentou desde abril de 2018, quando foi realizada a última pesquisa pelo Correio de Notícias. À época, 80,44% da população não aprovavam o mandato do prefeito. 19,56% aprovavam.

O maior índice de reprovação do mandato de Batistão continua sendo o Jardim Boa Vista, A região onde existe a maior rejeição do trabalho dele é no Jardim Boa Vista, onde a população se queixa de abandono do prefeito para com o bairro. 93% são contrários ao modo que o prefeito administra a cidade.

Arrependimento

A segunda questão apresentada aos entrevistados foi: “Você se arrepende em ter votado em Romualdo Batista para prefeito de Mandaguari?”.

54,8% responderam que estão arrependidos. 3% não estão arrependidos e 42,2% disseram não ter votado nele nas eleições de 2016.

Se considerarmos, apenas os eleitores que votaram em Batistão, 94,8% estão arrependidos, e 5,2% não se arrependem.

Avaliação

A terceira questão foi “Qual é a sua avaliação sobre o segundo mandato de Romualdo Batista à frente da Prefeitura Municipal?”.

Dos entrevistados, nenhuma pessoa disse que Batistão faz uma excelente administração. Já 0,6% do eleitorado afirmaram que o trabalho é ótimo. 2% disseram que o mandato é bom.

Já 17,4% relataram que Batistão faz um trabalho regular. 80% dos entrevistados destacaram que o prefeito faz uma péssima administração.

Problemas

Para 44,2% dos mandaguarienses, a Saúde é o principal problema na cidade. A demora em consultas especializadas e exames médicos, além do mau atendimento, são as principais dificuldades que a população enfrenta.

A falta de emprego preocupa 20% dos munícipes. Já a não realização de eventos no município, seja esportivo ou cultural, deixa descontente cerca de 18% dos entrevistados.

9,8% dos que participaram da entrevista, destacaram que o que mais prejudica a cidade é a corrupção. Outro problema, de acordo com 3%, é o funcionalismo público, principalmente os cargos comissionados que não são residentes em Mandaguari.

2,6% disseram que obras paradas são os principais problemas, e 2,4% identificaram a Segurança Pública como fator problema na cidade.

Categorias: Destaques,Mandaguari

Tags: ,,,