Mais de 81% dos eleitores se dizem arrependidos de votar em Batistão

Um levantamento realizado pela equipe do Correio de Notícias mostra que, 81,35% dos que votaram em Romualdo Batista (PDT), para prefeito de Mandaguari, se dizem arrependidos de seu voto. Esse número mostra o desapontamento do eleitorado com relação à administração de Batistão, que desde o início vem enfrentado diversos problemas e não está cumprindo promessas feitas no palanque.

Foram entrevistados 378 pessoas, divididas em 14 setores do município. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Aprovação

Foram elaboradas cinco perguntas, sendo que: “Você aprova a atual administração de Romualdo Batista à frente da Prefeitura de Mandaguari”, foi a primeira. Os outros resultados serão apresentados aos leitores do Correio de Notícias no decorrer dos próximos dias.

80,44% da população não aprovam o mandato do prefeito. 19,56% aprovam. A região onde existe a maior rejeição do trabalho do Batistão é no Jardim Boa Vista, onde 92,86% se dizem insatisfeito com o trabalho apresentado até o momento.

PESQUISA BATISTÃO

Pesquisa

Objetivando realizar um levantamento sobre o comportamento do eleitorado de Mandaguari, foi aplicado um questionário à uma amostra dos residentes do município. Foi realizada uma amostragem probabilística de domicílios obtida em dois estágios de seleção: unidades primárias – setores censitários e unidades secundárias – unidades domiciliares (endereços de domicílios particulares com numeração). Na seleção das unidades primárias e secundárias (setores censitários e domicílios, foi adotada a divisão territorial vigente em 2010, sendo que os dados foram obtidos pelo Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos – CNEFE.

De acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010, o município de Mandaguari é dividido em 68 setores censitários, possuindo no total 11688 domicílios particulares, sendo que destes, 10462 endereços possuem numeração. Para que tal amostra seja representativa do ponto de vista estatístico, considerou-se o nível de significância de = 5% e o erro máximo admitido entre a estimativa e o valor real do parâmetro (margem de erro) foi de = 0,05, isto é, de cinco pontos percentuais. Uma vez que a prevalência das características a serem pesquisadas não é conhecida, foi fixada como 0,5. Assim, o número de domicílios necessário para compor a amostra é de 378, distribuídos proporcionalmente em 14 setores censitários do município de Mandaguari.

No primeiro estágio, a seleção dos setores foi feita usando amostragem sistemática com probabilidade proporcional ao número de domicílios, proveniente do último Censo Demográfico disponível. Antes de efetuar a seleção, os setores são ordenados segundo o código geográfico, levando a uma estratificação geográfica implícita devido ao uso da amostragem sistemática. No segundo estágio, a seleção dos domicílios também foi feita usando amostragem sistemática, com os domicílios ordenados de acordo com as informações do CNEFE.

Categorias: Destaques,Mandaguari

Tags: ,,,,