O que é nutrição comportamental?

O interesse sobre o que é nutrição comportamental tem aumentado bastante nos últimos tempos, graças a uma crescente movimentação dos profissionais da área para entender mais os hábitos e comportamentos que interferem na saúde e, consequentemente, no peso das pessoas.

Eu particularmente nunca acreditei na contagem de calorias e nem em dietas restritivas, mas sim, na importância de rever o estilo de vida como um todo e na reeducação alimentar.

Isso não quer dizer que nós, profissionais de saúde que atuamos com essa abordagem mais comportamental, não usamos mais nada da Nutrição clássica. Porém, ela é baseada em princípios como restrições, proibições, contagem de calorias e uma abordagem muito focada no peso e na balança, coisas que se opõe totalmente ao que é a nutrição comportamental.

Podemos dizer que essa abordagem é mais focada no indivíduo e na sua relação com a comida. O tratamento envolve ajudar a pessoa a recuperar autonomia, ou seja, suas noções de fome e saciedade e voltar a comer de forma mais consciente.

Eu me apoio bastante nos princípios do Mindful Eating (Alimentação Consciente) para ajudar as pessoas a fazerem as pazes com a comida.

Nutrição comportamental não quer dizer que você não deve se preocupar e escolher qualquer coisa. A proposta é unir uma alimentação de qualidade com comportamentos mais adequados diante da mesa. Resumindo, uma alimentação equilibrada baseada em alimentos in natura, de preferência comida fresca e caseira, com menor presença de ultra processados. Não precisa cortar tudo de uma vez! Mas sim, comer mais alimentos in natura e, por consequência, menos industrializados. Afinal, você pode comer de tudo, mas não tudo!

Karoline Sperandio é nutricionista e atende na Clínica Mandaguari, localizada na Avenida Amazonas, 390 – Centro de Mandaguari. Contato: (44) 3233-6970. Faça já sua avaliação nutricional.

 

Categorias: Destaques,Mandaguari

Tags: ,,,