Prefeitura exonera agentes da Defesa Civil e prejudica atendimento dos Bombeiros

O atendimento do Corpo de Bombeiros está prejudicado, devido a exoneração de cinco agentes de Defesa Civil, que ocorreu no final de setembro, e desde o dia 1º de outubro, a guarnição em Mandaguari está trabalhando com número reduzido, enquanto os novos agentes passam por um processo de treinamento.

A situação chegou a esse ponto, após o município ser notificado pelo Ministério Público de que havia bombeiros que foram aprovados em concurso público e até então não foram convocados, e a prefeitura fez novos contratos em regime de Processo Seletivo Simplificado (PSS) mesmo sabendo que havia concursados na fila para convocação, o que levou à determinação do MP.

Em julho, o setor de Recursos Humanos informou sobre o fim de contrato dos agentes para o Comando dos Bombeiros, e foi pedido um prazo de 90 dias para que se treinassem os novos agentes, o que foi realizado.

“Quando começamos a trabalhar em Mandaguari, fizemos seis meses de treinamento. Era todos os dias. De dia tínhamos aulas teóricas e a noite as práticas e ajudávamos em Apucarana. Todos nós temos cursos de socorristas. As pessoas que estão entrando agora tiveram poucos dias de treinamento. Se meu filho sofrer um acidente, eu não autorizo eles colocar a mão nele, eles não tem o preparo básico para isso”, comentou um agente exonerado, que não quis se identificar por receio de retaliação.

“Outro ponto que quero destacar é a falta de organização do RH da prefeitura, pois eles já sabiam que iríamos ser exonerados e não fizeram o planejamento para nos pagar, tanto o nosso salário, quanto a nossa rescisão de contrato”, disse o agente.

Com relação a esse ponto, a reportagem procurou o RH, e nos foi repassado, que até sexta-feira (6), os valores serão pagos para os agentes exonerados.

Vale ressaltar que no domingo (1), os bombeiros atenderam a um chamado para controlar um incêndio a um caminhão, nas proximidades da Praça de Pedágio da Viapar. Com o número reduzido de agentes, foi necessário o apoio da guarnição de Marialva para auxiliar na ocorrência. E não ficou ninguém no Posto dos Bombeiros para atender o telefone. “Graças a Deus não aconteceu nenhuma ocorrência grave no momento, por que ficaria impossibilitado de ocorrer o socorro, devido ao número reduzido”, finalizou o agente.

Categorias: Destaques,Mandaguari

Tags: ,,,,,