Prefeitura retira insalubridade de agentes de endemias

A Prefeitura Municipal de Mandaguari retirou no mês de maio, o adicional de insalubridade dos agentes de endemias, que trabalham no município.

Enquanto o prefeito Romualdo Batista (PDT), que em conformidade à lei, aumentou o próprio salário, transformando-o em um dos maiores do Estado do Paraná, Batistão vai contra a Lei Federal 13.342/16, que garante o benefício aos agentes.

A reportagem foi procurada pela agente Daniela Cristina, que está representando os 17 agentes de endemias de Mandaguari. “Nenhum de nós fomos avisados, apenas cortaram, quando fomos reclamar, disseram que era para enquadrar os gastos. O prefeito passou por cima de uma lei federal que nos protege com relação a isso”, comentou.

Ainda de acordo com Daniela, todos os municípios da 15° Regional de Saúde, da qual Mandaguari pertence, pagam a insalubridade aos funcionários que trabalham no combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite Dengue e outras doenças graves.

“Nós visitamos centenas de casas, carregamos o veneno, que pesa 35 kg. Ainda mesmo com os equipamentos de proteção, corremos muitos risco. É um absurdo aumentar o próprio salário, e tirar os benefício dos trabalhadores”.

“Esse dinheiro é que ajuda no aluguel de casa, na compra do supermercado. Tem mulheres que o marido está desempregado. O valor da insalubridade é de 20% sobre o salário. Estamos reclamando sobre o nosso direito”, finalizou a agente.

Categorias: Destaques,Mandaguari

Tags: ,,