Qual é o segredo da Sanepar?

A sociedade civil organizada de Mandaguari está cobrando dos poderes constituídos, uma total transparência sobre a renovação do contrato com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e o Município, que se assinado será de 30 anos.
O que mais preocupa os mandaguarienses, é que as reuniões para debaterem o tema estão acontecendo às portas fechadas, sem a presença das pessoas mais interessadas no tema: os cidadãos que serão afetados pela escolha dos governantes.

O Correio de Notícias procurou na última semana, um dos líderes do Movimento Tarifa Zero (MTZ), que foi o movimento que enfrentou a concessionaria de rodovias Viapar, para que se abrisse a Estrada Terra Roxa para os motoristas mandaguarienses passar pelo local, sem pagar absolutamente nada, e que houvesse descontos na passagem pela Praça de pedágio. Alexandre Stroher se diz preocupado com os rumos que as negociações com a Sanepar está fluindo.

“Esse é um tema que afeta todas as pessoas, desde o mais humilde até o mais rico, todos pagam o talão de água todos serão afetados por uma escolha errada. O que pedimos para o prefeito Romualdo Batista, é que a sociedade de forma organizada, seja por presidentes de bairros, clubes de serviços e demais associações e movimentos, pudessem participar das reuniões de negociações com a Sanepar. É um tema delicado, e mesmo que tenham sido eleitos, prefeito e vereadores, o mandato está acabando, e é necessário buscar alternativas para que Mandaguari ganhe”, diz Stroher.

O líder do MTZ relata que a população de Mandaguari está sedenta por informações, que são guardadas às sete chaves pela Sanepar.  “Outro ponto que nos preocupa é que prefeitura noticiou, com tons de comemoração, que caso o contrato seja renovado, haverá um investimento de R$ 43 milhões para os próximos 30 anos, consideramos isso uma afronta a nossa capacidade de raciocínio lógico  usando matemática básica com uma receita crescente a SANEPAR em 30 anos terá arrecadado algo na casa do BILHÃO de reais e nos oferece um investimento inferior a 5 por cento de sua arrecadação. O secretário Paulo Conte deveria fazer esse tipo de conta mas seu posicionamento está mais para advogado da Sanepar é lamentável” reclama.

“Mandaguari tem hoje 82 anos. É a pioneira da nossa região, e os serviços da Sanepar estão à quem do que realmente merecemos e pagamos por isso. Daqui 30 anos, Mandaguari já terá comemorado mais de um século de existência, e com os investimentos programados pela Companhia de Abastecimento, ainda teremos muitos lugares sem esgoto, sem um saneamento digno, e é por isso que estamos pedindo a participação popular nos debates, para que possamos cobrar mais e mais melhorias para a nossa cidade”, fala o líder do MTZ.

Stroher ainda relembrou um pouco de história para alimentar o debate. “Desde os primórdios de Mandaguari ocorreram brigas políticas, isso é histórico. E quando as escolhas partiram de apenas algumas pessoas, Mandaguari foi ficando para trás. Foi assim que aconteceu, quando o poder público brigou com a Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, e isso fez a Companhia mudar para Maringá, desenvolvendo consideravelmente aquela cidade. Hoje, o debate é com a Sanepar. Não podemos admitir que apenas algumas pessoas possam decidir isso pela cidade. Queremos que seja cumprido o que o prefeito nos prometeu, uma amplo debate e participação popular no tema, apenas isso”, finaliza Stroher.

Categorias: Destaques,Mandaguari

Tags: ,,,,,