Representantes do setor de moagem de trigo visitam a Cocari

Tiveram sequência, ao longo desta terça-feira (30/08), as visitas de um grupo formado por representantes da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) por cooperativas paranaenses, no primeiro Giro Técnico do Trigo no Paraná. Pela manhã, a comitiva visitou a sede da Cocari, em Mandaguari. Recepcionados pela diretoria e gerentes, o grupo conheceu os sistemas que envolvem toda a cadeia de produção do trigo na cooperativa.

Integração – O gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar, Flávio Turra, destacou os objetivos da visita. “Escolhemos essa área do Paraná para o giro porque a região reúne 40% do trigo plantado no Estado, sendo o trigo de melhor qualidade. Temos cooperativas fortes atuando nesta área e selecionamos quatro para essas visitas. O objetivo do grupo e da Ocepar é de promover integração entre os moinhos, cooperativas, produtores e toda a cadeia produtiva do trigo, com a finalidade de facilitar a comercialização e industrialização da safra brasileira, buscando sempre a melhoria da qualidade do produto”, salientou.

Abitrigo – Conrado Mariotti Neto, diretor institucional da Abitrigo, enfatizou que a ideia é estreitar o relacionamento entre os setores da cadeia produtiva. “A grande busca da Abitrigo é pela qualidade, e é o que temos visto com relação ao melhoramento das sementes de trigo. Acho que este é um caminho que estamos trilhando juntos. Cada vez mais a indústria exige essa qualidade do produto disponibilizado aos consumidores e nosso objetivo é de manter essa conversa, essa aproximação para podermos discutir e buscar soluções em conjunto”, reforçou.

Atuação da Cocari – O presidente da Cocari, Vilmar Sebold, falou um pouco sobre a cooperativa e a relação com o mercado do cereal. “Com 54 anos, a Cocari é uma cooperativa com gestão profissionalizada. Cerca de 80% dos cooperados possuem até 60 hectares. No Paraná temos unidades nesta região que produz trigo de qualidade, e nas áreas da cooperativa em Goiás também temos oportunidades para a cultura, de trigo com irrigação. Devemos produzir neste ano em torno de 100 mil toneladas”, ressaltou.

Áreas de atuação – Gerentes de áreas que envolvem a produção e a comercialização dos cereais na Cocari discorreram sobre a atuação da cooperativa. Jacy Cesar Fermino da Rocha, gerente da Divisão de Bens/Fornecimento, comentou sobre variedades e características de cultivares plantadas na área da Cocari. O gerente da Divisão Operacional, Geraldo Semensato, falou sobre como ocorre o recebimento e a armazenagem do trigo nas unidades, para manter a qualidade da produção. Para encerrar, Éric Heil de Araújo, gerente da Divisão de Comercialização de Cereais, apresentou um panorama sobre a atuação da cooperativa no mercado.

Roteiro – A comitiva formada por representantes das maiores indústrias de moagem de trigo do Brasil segue com visitação a cooperativas paranaenses até esta quarta-feira (31/08).

Imprensa Cocari

Categorias: Destaques,Galeria de Fotos,Mandaguari