Há um bom tempo, uma nova tendência vem se instalando entre os universitários: a preferência por morar sozinho em vez de dividir repúblicas. Essa mudança de comportamento tem diversas razões, mas uma das principais é a busca por privacidade e segurança.
Porém, será que apenas esse fator foi o suficiente para uma mudança de comportamento tão drástica? Para entender melhor, você terá que prosseguir com a leitura, pois fatores interessantes impulsionaram a escolha dos adolescentes de trocar fraternidades e festas, por ambientes mais caseiros e privados.
Mudanças no Perfil das Moradias Universitárias
Há mais de uma década, as moradias universitárias passaram por mudanças significativas. As casas compartilhadas foram trocadas por apartamentos e o número de moradores nessas residências acabou diminuindo consideravelmente.
Isso acabou acontecendo, porque os universitários estão optando por pagar mais para morar sozinhos ou, no máximo, com um amigo, garantindo então sua privacidade e também mais segurança.
E se você estava confuso, sem saber o que mais poderia ter influenciado nessa mudança, além de ter privacidade extra, acabou de descobrir o grande motivo.
Isso mesmo, meu querido leitor, a segurança é um dos principais motivos para essa mudança de hábito. A preocupação dos pais dos alunos, especialmente daqueles que vêm do interior, com a segurança de seus filhos é cada vez maior.
Graças a isso, cada vez mais eles acabam priorizando condomínios com segurança 24 horas, áreas de lazer próprias e outros recursos que garantam um ambiente seguro e propício ao foco na escola.
Mas claro, com isso, também surge uma demanda mais alta por moradias deste nível, o que acabou encarecendo os imóveis, mas para a alegria dos locadores, muitos pais estão dispostos a investir mais para garantir a segurança dos seus filhos.
Portanto, seja para alugar apartamento em Maringá, Londrina ou até mesmo em Curitiba, se for para garantir a segurança do filho e que eles consigam ter a privacidade necessária para focar nos estudos, os pais estão de acordo.
Outros fatores que Influenciaram a mudança
Além dos dois motivos apresentados até este instante, outros fatores contribuíram para essa modificação de comportamento entre os universitários.
A falta de casas disponíveis para locação, as reclamações dos vizinhos devido às festas nas repúblicas e a preocupação dos proprietários com a conservação dos imóveis também tiveram sua parcela de culpa para a mudança de comportamento.
Quanto aos valores, os apartamentos mais alugados atualmente, pelos pais de estudantes universitários, estão na faixa de R$ 900 a R$ 2 mil.
Por esse valor, até mesmo estudantes que trabalham para se sustentar, acabam achando o preço acessível, já que essas opções de moradia atendem às suas necessidades básicas, como privacidade e segurança, além de possibilitar a divisão do aluguel em dois, quando o imóvel é alugado em conjunto com outro amigo.
Vale ressaltar que a maioria desses aluguéis é garantida por meio de fiador, seguido pelo seguro-fiança.
Bom, chegando até aqui, foi possível ver que a busca por segurança em imóveis alugados foi a principal tendência crescente entre os estudantes universitários.
Além disso, a escolha por apartamentos seguros, com áreas de lazer e outras medidas de segurança oferecem aos estudantes uma sensação de conforto e proteção, dois fatores que são essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Essa segurança proporcionada pelos imóveis alugados individualmente permite que milhares de estudantes se sintam mais confiantes ao partir rumo a outra cidade em busca de um futuro promissor, realizando seus cursos superiores.
Portanto, a preferência por morar sozinho ou em apartamentos compartilhados com poucos colegas não apenas reflete uma mudança de comportamento entre os universitários, mas também ressalta a importância da segurança.