Entre os paranaenses, Enio Verri é considerado o pior deputado federal

Faltando um pouco menos de um ano para as eleições gerais de 2018, o site políticos.org.br divulgou o ranking de 2017, para mostrar os melhores e piores deputados e senadores do Brasil. O órgão usa seis critérios, como “Qualidade Legislativa” e “Processos Judiciais”, para avaliar os trabalhos dos políticos que nos representam em Brasília.

O Paraná tem o melhor deputado federal do Brasil, trata-se do londrinense Luiz Carlos Hauly (PSDB), que adquiriu a melhor pontuação. Ele alcançou 219 pontos. Por outro lado, o maringaense Enio Verri (PT) foi considerado o pior deputado federal do Paraná, com -183 pontos. Com essa pontuação negativa, Verri está na 489ª colocação geral do ranking, com 513 deputados.

A assessoria de Verri disse que está em contato com os avaliadores do site, para saber quais critérios estão sendo utilizados, “pois não fica clara como é feita a avaliação das leis”.

“Estamos aguardando o site responder. O deputado votou contra a reforma do ensino médio, por exemplo, e por isso, perdeu 20 pontos. Quer dizer, todos têm que votar à favor para serem bem avaliados? Qual o critério que o site utiliza? Estamos aguardando respostas do site para respondermos de maneira consistente”, ressaltou.

Outro deputado maringaense que detém nota negativa é Edmar Arruda (PSD), com -97 pontos.  Ele aparece na 28ª colocação do Paraná – entre os 30 deputados federais do Estado -, e na 419ª colocação do Brasil.

O maringaense melhor colocado no site é Luiz Nishimori (PR). Está na 13ª posição no Paraná e 156ª no geral. O deputado é, também, o único maringaense com pontuação positiva no ranking: 51 pontos.

O quarto deputado federal maringaense, Ricardo Barros, não aparece no ranking, já que está afastado do parlamento para exercer a função de ministro da Saúde.

O site avalia também os 80 senadores – Aécio Neves, por estar afastado, não consta do ranking. O PP tem a melhor e o pior senador do País.

Na primeira colocação está a senadora gaúcha Ana Amélia, com 194 pontos. E o pior é o rondoniense Ivo Cassol, com -639 pontos.

Entre os senadores paranaense o mais bem colocado é Alvaro Dias (Podemos), que está na 27ª colocação geral, com 64 pontos. Alvaro também é o único senador paranaense com pontuação positiva.

Na segunda colocação do Estado está o senador Roberto Requião (PMDB), com -53 pontos, estando na 66ª posição no ranking geral do site.

Na terceira e última posição está a senadora Gleise Hoffmann (PT), com -110 pontos. A petista se encontra na 73ª colocação geral entre os 80 senadores.

Critérios utilizados na avaliação

Ao todo, são cinco critérios centrais que alicerçam as avaliações do ranking e um critério “extra”. São eles:

  • Presença nas sessões

A cada 10% acima da média de faltas: – 10 pontos
A cada 10% abaixo da média de faltas: + 10 pontos
A pontuação para algum ano específico será anualizada, dividindo-se a nota pelo número de ano decorridos no mandato.

  • Privilégios:

A cada 10% acima da média de gastos: – 10 pontos
A cada 10% abaixo da média de gastos: + 10 pontos
A pontuação para algum ano específico será anualizada, dividindo-se a nota pelo número de ano decorridos no mandato.

  • Processos Judiciais:

Cada processo judicial: – 10 pontos
Cada acusação grave: – 10 pontos
Processos graves com condenação: Pesa o triplo

  • Qualidade Legislativa:

O politicos.org.br tem um Conselho de Avaliação de Leis que pontua as leis consideradas mais importantes de – 30 a + 30. De acordo com o site, é levado em consideração principalmente o combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício de recursos públicos.

  • Outros:

Formação:
+ 5 para formação universitária.

Filiação Partidária:
1 partido: + 10
2 partido: 0
3 partido: – 10
4 partido: – 20
5 partido: – 30

  • Extras:
    As pontuações extras são fruto de alguma iniciativa relevante não prevista nos demais critérios. Por exemplo, parlamentares que assinam bons projetos, mesmo que não consigam o mínimo possível de assinaturas para serem discutidos. Da mesma forma, os parlamentares podem perder pontos por conta de algum fato importante que não se enquadre nos critérios.

Categorias: Destaques,Geral

Tags: ,,,,,